19:00 até às 20:30
Expulsos, presos e secularizados: os jesuítas e Pombal

Expulsos, presos e secularizados: os jesuítas e Pombal

Um seminário com

P. António Júlio Trigueiros SJ

Entrada livre

O gigantesco processo de desmantelamento da Assistência de Portugal da Companhia de Jesus, composta por sete províncias, resultante da lei de 3 de setembro de 1759 que expulsou os jesuítas de Portugal e dos territórios ultramarinos insere-se no quadro ideológico do regalismo e do despotismo esclarecido que lhe subjaz. Após a aplicação das três grandes medidas implementadas pela política pombalina com vista ao extermínio da Companhia de Jesus em Portugal (prisões, secularização e desterro), iniciou a penosa vida no exílio, nos convittos de Urbânia, Pesaro, Rufinella e Trastevere, transformados em grandes campos de refugiados e em mais de 40 povoações dos Estados Pontifícios. Os jesuítas portugueses viram-se condenados a permanecer num país estranho e com exíguas possibilidades de exercerem o seu ministério, com uma problemática identidade canónica de “ex-jesuítas”, resistindo a abandonar a vida de clérigos regulares.

Fonte: https://www.broteria.org/pt/eventos/664-expulsos-presos-e-secularizados-os-jesuitas-e-pombal

Recomendamos que confirme toda a informação junto do promotor oficial deste evento. Por favor contacte-nos se detectar que existe alguma informação incorrecta.
Download App iOS
Viral Agenda App
Download App Android